Exposição das mais loucas idéias dos mais variados assuntos de três amigas: Letícia, Ana Catarine e Fernanda. Sejam bem-vindos!
Mostrando postagens com marcador Reflexões. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reflexões. Mostrar todas as postagens

19 de março de 2009

Para pensar...

Recebi esse texto por e-mail de uma amiga...
achei que daria uma boa reflexão, pois muitas vezes não reconhecemos o quão as pessoas são importantes em nossas vidas , e partindo desse pressuposto, também ignoramos a capacidade que temos de fazer a diferença na vida de alguém, com simples gestos até. Pensemos nisto! bjin*


Um dia, quando eu era calouro na escola, vi um garoto caminhando para casa depois da aula.
Seu nome era Carlos e estava carregando muitos livros. Eu pensei: " por que alguém iria levar para casa tantos livros numa sexta-feira? Ele deve ser mesmo um C.D.F ". O meu final de semana estava planejado( festas e um jogo de futebol com meus amigos sábado à tarde); e segui o meu caminho.
Conforme ía caminhando vi um grupo de garotos correndo em direção à Carlos.
Eles arrancaram os livros de seus braços, e o empurraram de forma que ele caiu no chão.
Seus óculos cairam na grama a alguns metros de onde ele estava; ele ergueu o rosto e vi uma terrível tristeza em seus olhos. Corri para ajudá-lo enquanto ele engatinhava procurando os óculos.
Enquanto entregava os seus óculos, disse-lhe: " Aqueles caras são uns idiotas!". Ele olhou-me nos olhos e falou: " Obrigada!"
Havia um grande sorriso em sua face, era um sorriso que mostrava gratidão.Eu o ajudei a apanhar os livros e começamos a conversar por todo o caminho de volta para casa.Ele se revelou um garoto bem legal.
Perguntei se ele queria jogar futebol no sábado comigo e meus amigos, ele respondeu que sim e inicíamos uma amizade.
Quanto mais o conhecia,mais eu gostava dele. Meus amigos pensavam da mesma forma.
Chegou a segunda-feira e lá estava Carlos com aquela quantidade de livro outra vez! Eu o parei e falei: " Você realmente vai ficar musculoso carregando essa pilha de livros todos os dias!".Ele simplesmente riu e me entregou metade dos livros.
Nos anos seguintes Carlos e eu nos tornamos mais amigos e mais unidos.
Carlos mudou-se com a família para outra cidade distante.
Eu sabia que sempre seríamos amigos e que a distância não seria problema.
Quando ía formar-se em medicina convidou-me para a formatura. Ele seria o orador da turma.
Fiquei muito feliz com o convite e aguardei o dia chegar!
No dia da formatura lá estava Carlos pronto para o discurso.
Eu podia ver o quanto ele estava nervoso e então falei: Calma cara que tudo vai sair bem! Ele olhou para mim com aquele olhar de gratidão, sorriu e começou o discurso: "- A formatura é um bom momento para agradecer à aqueles que nos ajudaram nesses duros anos de dificuldade: pais, professores, parentes e amigos.Digo que ser um amigo para alguém é o melhor presente que você pode lhe dar.Vou contar-lhes uma história..."
Eu olhava para Carlos sem acreditar enquanto ele contava sobre o dia em que nos conhecemos.Ele havia planejado se matar naquele final de semana!
Contou a todos como havia esvaziado seu armário, para que sua mãe não tivesse o trabalho de buscar todas as suas coisas no colégio depois que ele estivesse morto.Ele olhou diretamente nos meus olhou e sorriu:" felizmente meu amigo me salvou de fazer algo inominável!".
Eu observava o no na garganta de todos na platéia, enquanto ele contava À todos sobre aquele seu momento de fraqueza.Vi seu pai e sua mãe olhando para mim e sorrindo com imensa gratidão. Até aquele momento eu jamais havia me dado conta da profundidade do sorriso que ele me deu naquele dia.

Nunca substime o poder de suas ações, com um pequeno gesto você pode mudar a vida de uma pessoa.Para melhor ou para pior.
Deus nos coloca no caminho de outros para que tenhamos um impacto, uns sobre os outros, de alguma forma!!

té mais!!! ^^



2 de março de 2009

Sonhos

O que fazer quando a gente está perdido??...Pedir informação, kkk, claro. Mas não digo perdido nesse sentido, falo daqueles dias em que amanhecemos tal e qual nascemos. Despidos de esperanças, idéias, vontade, e mesmo assim temos fome. Fome de algo mais, fome de afeto.
Tá! Na verdade não era sobre isso que eu ia falar, ou era. Nem sei ao certo. Só estava com uma vontade de escrever. I'm sorry .... a descrição do blog permite fazer dessas loucuras.
Mas voltando ao título dessa postagem. Eu ia mesmo era falar de sonhos. Mas especificamente anseios, expectativas, desejos!
Sou uma pessoa de muitas vontades. E poucas realizações. Já tive vontade de estudar piano, violino, fazer mergulho, falar diversas línguas, viver em uma tribo indígena, pilotar moto e acho que ainda tenho. As vezes me pego deitada imaginando eu em uma outra realidade. Não que eu não esteja feliz com a minha vida. É claro que estou feliz! Tenho uma família maravilhosa, de muitas misturas. Tenho amigos que são muito importantes na minha vida, que me aconselham e com os quais posso fazer muitas coisas boas. Consegui entrar na faculdade que sempre desejei e tenho um namorado maravihoso. Mas quando paro pra pensar quem sou realmente fico sem resposta. Eu, a essência de mim quem é?!?! Alguém que sonha em ser médica, em ajudar os pobres, em lutar pelas causas nobres e ao mesmo tempo deseja ser rica, viajar pelo mundo, saltar de pára-quedas. Serei que tipo de pessoa?!! Má? Boa? Egoísta?? Altruísta??
Dizem que heróis foram aqueles que fizeram o que era necessário na hora necessária. Não quero ser heroína, mas será que consegui fazer o que estava ao meu alcance quando alguém precisou de mim.

No momento, ainda estou tentando descobrir o meu EU. Tentando desvendar os mistérios dos caminhos que tracei e das escolhas que não fiz e aquelas que as circunstâncias me forçaram a fazer.

............

24 de fevereiro de 2009

Ser/Ter




Nossa correria diária não nos deixa parar para perceber se o que temos já não é o suficiente para nossa vida. Nos preocupamos muito em TER: ter isso, ter aquilo, comprar isso, comprar aquilo. Os anos vão passando, quando nos damos conta, esquecemos do mais importante que é VIVER e SER FELIZ! Muitas vezes para ser Feliz não é preciso Ter, o mais importante na vida é SER. As pessoas precisam parar de correr atrás do Ter e começar a correr atrás do SER: Ser Amigo, Ser Amado, Ser Gente. Tenho certeza de que, quando SOMOS, ficamos muito mais Felizes do que quando Temos. O SER leva uma vida para se conseguir e o Ter muitas vezes conseguimos logo.O SER não se acaba nem se perde com o tempo, mas o Ter pode terminar logo. O SER é eterno, o Ter é passageiro. Mesmo que dure por muito tempo, pode não trazer a Felicidade... E é aí que vem o vazio na vida das pessoas...Por isso, tente sempre SER e não Ter. Assim você sentirá uma Felicidade sem preço! Espero que você deixe de cobrar o que fez e o que não fez nos últimos anos e que você tente o mais importante: SER FELIZ.


Autor desconhecido

31 de janeiro de 2009

HIPOCRISIA: O MAL DO MUNDO



Não sou do tipo que costuma escrever matérias jornalísticas e também não participo de nenhum movimento social, mas hoje por algum motivo acordei menos hipócrita e resolvi expor aqui um fato que vem me chamando a atenção há algum tempo.
Tenho certeza que o que acontece por aqui, acontece em muitos outros lugares no Brasil, portanto não se trata de um fato extraordinariamente novo, e creio eu que seja esse o grande infortúnio, o que vou contar é algo muito comum , e já nos acostumamos a esse tipo de mazela social.
Atualmente resido numa belíssima cidade, muito visitada por turistas, admirada pelo rico patrimônio histórico cultural e privilegiada pelo Criador com praias deslumbrantes , pois bem,nessa incrível cidade existe um lugarzinho chamado " Retorno da Forquilha", que na verdade não é bem um lugar ... Retorno da forquilha é um " retorno" que se localiza em uma das avenidas mais movimentadas da cidade , e Forquilha , se não for o nome do bairro, deve ser o nome da avenida eu acho, enfim, o que interessa para nós é saber que nesse retorno há um semáforo, e em um dos lados da avenida há uma espécie de galpão aberto, que também não é bem um galpão, já que não tem paredes, e é nesse espaço onde as coisas acontecem.
Nunca cheguei a contar , mas acho que, entre crianças e adultos, aproximadamente 15 pessoas se abrigam nesse local. É uma cena chocante : o sinal fecha, você olha várias pessoas amontoadas umas sobre as outras , deitadas no chão, grande parte fazendo uso de drogas ilícitas, alguns meninos vem até os carros para limpar o pará-brisas em troca de algumas moedas, raramente alguém aceita, a grande maioria permanece com os vidros fechados e não abre nem por um decreto se precavendo de um possível assalto, depois disso o sinal abre , os veículos passam e dali à 2m ninguém lembra do que viu lá atrás, a vida continua e esses moradores de rua continuam escapando enquanto der e do jeito que puderem. Certa vez alguém comentou comigo sobre um trabalho que haviam feito à respeito do assunto, dentre os resultados obtidos observou-se que grande parte daquelas pessoas eram menores de 18 anos oriundas do interior do estado, que fugiam de casa por algum tipo de exploração, maus tratos, ou que eram expulsas de casa por serem viciados em drogas, outra parte constituía-se de doentes mentais, alguns diziam ainda que faziam uso de ''cola de sapateiro" porque a mesma amenizava a sensação de fome. Nessas horas é que eu queria saber por onde andam o Conselho Tutelar ou órgãos competentes?Poxa isso acontece em uma das avenidas mais importantes! será que ninguém mais passa por ali?...Por diversas vezes fiquei imaginando a sensação de um líder político, tipo prefeito ou governador, ao passar por ali, ficava pensando que eles deveriam se se sentir frustrados e culpados...ingênua eu né?
A verdade é que cheguei a uma conclusão, eu sou tão culpada quanto qualquer outro que se cala diante de absurdos como esse , sabemos nos unir e reivindicar nossos direitos quando nos sentimos prejudicados por uma nova lei, ou por redução em nossos salários, por quê então não nos unimos para reivindicar um mínimo de dignidade para a vida daqueles que não tem voz para fazerem isso por sí próprios? Tenho duas teorias que respondem minha pergunta :


- " O que não incomoda, nos acomoda" : só passamos alguns minutos diante da cena de horror, então pra quê complicar...


- " O que não tem remédio, remediado está" :isso acontece todos os dias em inúmeros lugares e até hoje ninguém deu jeito...


Resumindo, o nome disso é hipocrisia, e talvez seja essa a mesma hipocrisia que ordena massacres em guerras como a do Iraque, que tira milhares de vida em países como a África do sul, onde se morre de fome e que ceifa os direitos básicos de muitos.


By Letícia

29 de janeiro de 2009

Felicidade


Ultimamente tenho lido muito sobre felicidade, mas até agora não consegui concluir realmente o que é felicidade. Sei lá, talvez felicidade seja apenas um estado, um momento. Outros já dizem que precisamos de ter algo para nos sentir feliz, para mim a felicidade está dentro de nós, basta querer estar feliz.

A vida é muito curto, quando menos esperamos acabou. Então porque evidenciamos tanto os problemas? Por que complicamos tanto? Tudo bem que viver sem se importar, sem resolver os probleminhas é falta de responsabilidade, talvez até um pouco de covardia, mas viver para um problema não é viver.

Antes de qualquer coisa devemos apenas nos importar em ser feliz e não em parecer estar feliz, você estando triste ou feliz o problema não vai mudar, mas se estiver feliz o seu modo de encará-lo vai ser bem diferente.

Hoje eu estou feliz, mas não porque minha vida está tudo como eu queria, muito pelo contrário, tudo continua igual, nada como eu planejei, mas eu simplesmente estou feliz! Cantei, dancei, pulei, dei boas risadas, celebrei a vida que tenho ao invés de me lamentar pela que não tenho.


Fernanda Dias =*

24 de janeiro de 2009

Olhos Fechados


Quando apagamos a luz do quarto nossos olhos logo se deparam com uma escuridão onde é impossível enxergar um palmo a nossa frente. Ficamos meio atordoados, procurando um ponto de luz qualquer, uma fresta na janela, um resquício de luz embaixo da porta. Fechamos e abrimos os olhos para testar nossa percepção e por fim chegamos à conclusão de que o melhor é esperar, ficarmos quietos e não tentar nada muito arriscado. Mas então, aos poucos nossos olhos vão se acostumando com a escuridão. Começamos então a distinguir as coisas no quarto, vemos o lençol, o guarda-roupa, a escrivaninha e com o passar do tempo até detalhes que com a luz não valorizamos tanto, afinal eram tantas coisas no cenário. Antes de dormir sempre penso em muitas coisas na vida. Fico relembrando o dia, as frases, as atitudes e é nessas horas que a gente começa a filosofar. A vida às vezes nos traz momentos de grande escuridão. Onde ficamos perdidos sem saber para onde ir. Analisando todas as possibilidades percebemos que o melhor mesmo é sentar e esperar até que as coisas comecem a se mostrar para nós, até que os nossos olhos estejam adaptados para compreender aquela nova realidade. E aprendemos com isso. Valorizamos os momentos de luz. Lembramos que são daqueles momentos de grande iluminação que vamos conseguir não tropeçar no próprio chinelo. Porque se soubermos exatamente onde as coisas estão e onde podemos encontrá-las, com certeza o faremos até de olhos fechados.


By Ana

22 de janeiro de 2009

Amizade


Hoje estava aqui em casa de 'bob', aí comecei a pensar em algumas coisas da vida - nossa que melancolia - mas, enfim, pensando na vida, em especial nas coisas boas da vida e, entre elas, uma coisinha que para mim está acima de todos os sentimentos, relacionamentos: AMIZADE.

É incrível o poder da amizade, por muitas vezes estamos lá, na maior 'deprê' ou sem forças para continuar, aí eis que aparece aquele amigo e talvez ele nem te diz nada, apenas te escuta e a vida fica tão mais leve e simples, é como se eles nos dessem força necessária para acreditarmos que realmente podemos mudar o mundo.

Acho no mínimo curioso como fazemos amigos, prova disso é a minha amizade com a Ana e com a Letícia, existem pessoas que conheço há muito tempo, converso e vejo com frequência, mas ainda assim são como estranhos para mim, por outro lado, em pouquíssimo tempo essas duas simplesmente pareciam já fazer parte da minha vida há muito tempo.

Uns dizem que a amizade é um raio de sol, é uma mão sempre estendida para te apoiar, é um porto seguro, sei lá, eu só posso dizer que é DIVINAL, não há como explicar com palavras o valor de uma verdadeira amizade.

É como dizem: "Quem tem amigos, tem tudo"
Procurando um pouco sobre Fernando Pessoa, achei o poema do amigo aprendiz e aproveito o momento para compartilhar com vocês.

Poema do amigo aprendiz

Quero ser o teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...
~Fernanda Dias~